Ciência & Tecnologia

O que é roubo de identidade na internet?




O roubo de identidade é uma prática comum na internet. Isso acontece quando alguém frauda perfis para ter algum tipo de vantagem e usa as informações de uma conta falsa para, por exemplo, abrir um cadastro em lojas e até fazer transações bancárias.

Essa fraude já se tornou uma realidade na web, e é conhecida como phishing. Isso acontece quando um cibercriminoso usa e-mails ou sites falsos para obter ilegalmente informações pessoais das vítimas, como senhas, nomes de usuário, informações bancárias ou números de cartão de crédito.

Essa prática não é uma novidade, e cada vez mais, os fraudadores encontram novas maneiras de enganar os internautas. A maneira mais recente é usar as redes sociais para obter essas informações. Os golpes atingem um número grande de pessoas, e é importante conhecer como que isso pode afetar a sua vida.

Para evitar o roubo de identidade, é preciso, em primeiro lugar, ficar bastante atento com a maneira que você usa as redes sociais, vê e-mails ou acessar sites de comércio eletrônico.

LEIA MAIS

+ Vírus em redes sociais? Saiba como se proteger dessas ameaças

+ O que você precisa saber sobre vírus no celular

+ Não caia na rede! Saiba como proteger seu celular de invasões

Os fraudadores usam a confiança do internauta para enganá-lo e agem diretamente, criando perfis falsos para se tornar amigo da vítima em fóruns e redes sociais. Dessa maneira, fica mais fácil conseguir informações como endereço e, em alguns casos, senhas. Outra maneira de agir é usando vírus para se infiltrar nas máquinas infectadas e instalar programas que roubam as informações à medida que o internauta as digita no computador.

Para saber como fugir phishing e evitar ter a identidade roubada, confira a nossas dicas de como se proteger dos criminosos online. O que é phishing? Saiba como se proteger dos criminosos online.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.

Continua após a publicidade..