26°C 18°C

São Paulo, SP

24°C 15°C

Curitiba, PR

26°C 14°C

Belo Horizonte, MG

30°C 17°C

Rio de Janeiro, RJ

22°C 16°C

Porto Alegre, RS

28°C 22°C

Salvador, BA

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2016 - 15h14

Como manter o seu computador e celular seguros ao usar WiFi gratuito

Publieditorial

Foto: Mundo Positivo

 

É cada vez mais comum encontrar lugares com redes Wi-Fi com acessos gratuitos ou pagos à internet. Contudo, no quesito segurança, esta forma de conexão é diferente da rede sem fio de casa. Uma vez conectada a ela, as informações pessoais dos usuários entram em risco. Os criminosos online, também conhecidos como hackers, passam a ter mais chances de infectar computadores e dispositivos móveis, além de conseguirem acessar dados como senhas, fotos e outros documentos.

 

Para evitar ações indevidas dos cibercriminosos e manter os PCs, notebooks, tablets e smartphones seguros, confira dicas de como se proteger ao usar um Wi-Fi que não é seu:

 

LEIA MAIS

Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
10 dicas para fazer um aparelho celular durar mais
Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares
Como fazer pagamentos e transferências online sem correr riscos

 

Não compartilhe arquivos

Antes de conectar-se a uma rede pública de internet, desabilite a função de compartilhamento de arquivos. Ao fazer isso, você pode evitar que pessoas invadam o seu computador para hackear músicas, imagens, textos, documentos pessoais e até mesmo o envio de vírus.

 

Para fazer isso é simples: basta ir às configurações do PC ou notebook e clicar em grupo doméstico. Por fim, selecione o que você não quer compartilhar e pronto.

 

Navegação segura

Ter o computador invadido é um pesadelo. Uma maneira de mantê-lo seguro é por meio da criptografia, no caso, uma espécie de mecanismo que mascara as mensagens enviadas na internet, dificultando o acesso de invasores às informações coletadas por um site ou serviço na rede. Para saber se o navegador está criptografado em uma conexão aberta é bem fácil: basta verificar se o endereço das páginas começa com HTTPS. Desse modo, a conexão será mais segura.

 

Proteção automática

Com a internet não é preciso ter segredos. Quando você conectar um computador em uma rede sem-fio aberta e o sistema perguntar onde você está: em uma rede doméstica, de trabalho ou pública, a resposta certa é a última alternativa. Por quê? Escolhendo a opção “pública”, a sua máquina vai se preparar parar entrar em um ambiente vulnerável, acionando recursos para proteger seus dados.

 

Foto: Mundo Positivo 

 

Cuidado com o vício

É comum chegar em um lugar e o dispositivo móvel reconhecer o sinal de Wi-Fi automaticamente. Entretanto, livre-se desse vício. Ao desabilitar esta função do celular e do tablet, evita-se que pessoas mal-intencionadas roubem suas informações.

 

O poder de um antivírus

Um bom antivírus protege computadores, notebooks e dispositivos móveis (como tablets e celulares) de programas maliciosos como vírus e malwares. Além disso, muitos deles oferecem também proteção durante a navegação na internet, impedindo o acesso de criminosos.

 

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


publicidade:

publicidade:

publicidade: