30°C 18°C

São Paulo, SP

27°C 16°C

Curitiba, PR

25°C 19°C

Belo Horizonte, MG

34°C 18°C

Rio de Janeiro, RJ

35°C 21°C

Porto Alegre, RS

33°C 24°C

Salvador, BA

Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 - 15h15

Programa de antivírus deixa o computador mais lento?

Publieditorial

Foto: Mundo Positivo

 

Em maio deste ano, cerca de 200 mil computadores foram vítimas de um ciberataque mundial, causado pelo vírus WannaCry. O software malicioso conseguiu corromper sistemas e aterrorizar empresas, pessoas e até mesmo a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Bastou as vítimas ligarem os PCs para arquivos – pessoais e profissionais – serem sequestrados por hackers.

 

O pesquisador britânico de segurança cibernética, Marcus Hutchins, de 23 anos, foi o responsável por parar o ataque global. Entretanto, mais do que a ajuda do especialista, é preciso alguns cuidados básicos para evitar e frear qualquer ataque online, como por exemplo, com o uso de antivírus.

 

LEIA MAIS

+ Você sabe se proteger de links maliciosos na web?
+ Conheça as três armadilhas mais comuns da internet
+ É possível espionar um celular apenas pelo número?
+ Vírus e sujeira? Veja cinco formas de manter o seu notebook limpo

 

Mas será que programas de proteção ao computador, os quais detectam e eliminam vírus, são seguros a ponto de não prejudicarem o desempenho do PC?

 

É bom esclarecer que nem sempre o antivírus é o responsável por deixar a máquina ou mesmo a navegação mais lenta. Muitas vezes, a não atualização do sistema operacional ou o uso de softwares modernos em um computador antigo, dificultam a performance dele.

 

Alguns fabricantes também recomendam que se evite a instalação de mais de um programa de segurança, já que, como eles varrem os mesmos arquivos, ambos poderiam deixar o PC devagar.

 

Varredura de arquivos

No momento de ativar a varredura do antivírus, recomenda-se que o usuário esteja usando o computador ao mesmo tempo. Isto, porque, ele deixará a usabilidade da máquina mais lenta devido à execução de busca por vírus e problemas. Faça isso em horários alternados ou quando não tiver necessidade de usá-lo com tanta pressa.

 

E, em hipótese alguma, deixe de ter o programa instalado em sua máquina. Afinal, além do vírus danificar a velocidade do PC, ele pode destruir e sequestrar dados pessoais do usuário.

 

Foto: Mundo Positivo

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


publicidade:

publicidade:

publicidade: