Ciência & Tecnologia

Celulares brasileiros estão entre os alvos mais comuns de criminosos online

Foto: Mundo Positivo

Se você é dessas pessoas que confia a sua vida a um aparelho celular, então, é bom começar a rever os seus conceitos e passar a proteger um pouco mais, tanto o dispositivo móvel, quanto os seus dados pessoais.

De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela empresa de segurança digital Kaspersky, o Brasil ficou em oitavo lugar, em uma listagem sobre os 10 países mais atacados por vírus em smartphones. O resultado veio à tona, após a companhia identificar 1,333 milhão de ataques de vírus, em celulares ao redor do mundo, entre os meses de janeiro e março deste ano.

LEIA MAIS

+ Golpe do vale-presente ataca WhatsApp
+ Hackers oferecem passagens aéreas falsas pelo Facebook
+ Cinco maneiras de identificar uma mensagem falsa no WhatsApp
+ Catfishing: saiba como não cair no golpe do ‘encontro às escuras’

Os países que mais sofrem ataques de pragas online, criadas por hackers, são: Rússia, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Ucrânia, Indonésia, Irã, Brasil, Inglaterra e Itália.

Adware

O vírus que mais afeta os celulares brasileiros é o Adware. Ele é conhecido como malware da publicidade ou como propaganda indesejada. Normalmente, a infecção ocorre quando o usuário faz o download de aplicativos falsos e, como consequência, faz surgir pop-ups infinitos na tela do aparelho. Este ataque ainda pode facilitar o acesso de hackers às suas atividades online e off-line no celular. Além disso, o excesso de propaganda também deixa o aparelho mais lento e consome o plano de dados.

Como evitar

Caso algum dos itens acima aconteça, será necessário combater o vírus o mais rápido possível. Para isso, existem duas formas de enfrentá-lo: a primeira é manter o sistema operacional do smartphone sempre atualizado; e a segunda é adquirir um antivírus na loja oficial de aplicativos. Porém, não basta apenas baixar e deixá-lo esquecido no aparelho. É preciso mantê-lo ativo e fazer, ao menos, uma varredura por semana no dispositivo, para assim, manter os cibercriminosos e os malwares longe de seu celular.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


Talvez você também goste