Ciência & Tecnologia Tecnologia

Como ganhar espaço e velocidade para o computador?

Imagine o armário onde você guarda suas roupas. Agora, visualize que cada peça é jogada lá dentro sem nenhum critério. Em um dado momento, não vai mais entrar sequer um pé de meia. Mas, se você dobrar todas as peças corretamente e manter tudo organizado, o armário terá mais espaço e consequentemente suportará mais coisas. Com o computador é mais ou menos assim que funciona. O HD, ou Disco Rígido, é responsável por armazenar todos os arquivos que você salva. Imagens, músicas, textos, vídeos, enfim, qualquer coisa. A medida que os guarda o espaço do HD é ocupado, o desempenho do computador vai sendo prejudicado e a velocidade fica comprometida. Pois é, mas assim como a faxina no armário, alguns truques organizam os dados da sua máquina, gerando mais velocidade de acesso aos arquivos, diretórios e programas, e de quebra, espaço extra no HD. Dá só uma olhada:

Primeiro de tudo: Confira as informações de seu disco

Clique no menu “Iniciar” -> Vá até o item “Todos os programas” -> Logo após em “Acessórios”. -> Em seguida em “Ferramentas de sistema” -> Clique no item “Informações do sistema”

Dentro deste informativo, na guia “Componentes”, no item “Armazenamento”, selecione a opção “Discos”.

Todas as informações sobre seu disco irão aparecer.

Você ainda pode ver quanto espaço tem ocupado no HD, assim:

Vá em “Meu Computador” – > “Disco Local C” -> Aba “Detalhes”, fica do lado esquerdo.

Lá você tem a informação de quantos GB estão ocupados e livres em seu HD.

Agora sim, comece a organização!

– Limpeza do sistema:

A medida que você utiliza seu computador alguns dados ficam gravados temporariamente. Estas informações podem ser limpas periodicamente. Isso otimiza o sistema e libera um espaço extra no HD.

O Windows tem uma ferramenta para a limpeza de disco e para utilizá-la vá clicando nas seguintes opções:

Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco.

Pronto. Arquivos temporários que você não usa e estavam ocupando espaço desnecessariamente, foram eliminados. O resultado: Mais espaço e velocidade.

– Desfragmentação do Disco

Essa parte é bem parecida com a re-organização das roupas do seu armário. Conforme você instala e desinstala programas ou salva e deleta arquivos, os dados existentes no seu computador ficam desorganizados. É como se sua máquina tivesse tudo armazenado na ordem “1, 2, 3, 4, 5” e após o uso frequente os dados ficassem assim: “2, 4, 1, 5, 3”. O recurso de desfragmentação de discos é responsável por reorganizar essas informações. Consequentemente, libera espaço no HD e dá um gás na velocidade. Para fazer é simples, siga o caminho:

Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco.

O trabalho vai começar automaticamente, você só precisa esperar. No final, seus dados estão reorganizados e o sistema bem mais ligeiro.

Compare as medidas!

1 GB suporta cerca de 200 a 250 músicas ou 515 fotos de 8 Mega Pixels. Logo, se o seu HD tem 160GB, no seu computador caberiam mais ou menos 32 mil músicas ou 82.400 imagens de 8MP.

1TB significa 1 TeraByte, e equivalem a 1.024GB!

Vale Lembrar! Sempre pense no seu objetivo quando comprar uma máquina. Se gosta de armazenar muitas músicas, filmes, imagens e jogos, procure por um computador que ofereça um bom espaço no HD.

Fica a Dica: No site da Positivo Informática você encontra inúmeras opções de configuração. HD de 160 GB a 1 TB!


Talvez você também goste