Ciência & Tecnologia

Como usar o Instagram com segurança

Leah Palmer nasceu na Inglaterra, tem 25 anos e uma gata chamada Misty. Recentemente, mudou-se para Dubai, mas mantém contato com os dois irmãos e os amigos por suas redes sociais. Leah é uma usuária ativa do Instagram e do Twitter.

Essa seria mais uma história comum se não fosse uma grande mentira. Leah Palmer não existe, e apesar das informações serem bastante reais, a jovem inglesa é apenas mais um perfil falso na internet. O que deixa a história mais incrível é que “Leah” usa fotos e informações roubadas de Ruth Palmer, que nunca teve uma conta de rede social em sua vida.

“Isso tem sido terrível para mim, minha família, amigos e meu marido”, disse Ruth ao jornal inglês Daily Mail. Ela contou que pediu a suspensão dos perfis, mas o crinimoso criou outros logo em seguida. De acordo com a polícia, alguém conseguiu informações pessoais de Ruth, cerca de mil fotos da jovem e criou um mundo imaginário, no qual “Leah” é dona de uma vida espetacular.

Especialistas em segurança alertam para esse tipo de fraude, quando fotos e dados das pessoas podem ser conseguidos por meio das redes sociais. Isso acontece porque as pessoas se sentem cada vez mais à vontade, na internet e, acabam expondo suas vidas por meio de fotos, vídeos e atividades, atraindo os olhares não só dos admiradores, mas também dos cibercriminosos.

Mas não precisa se desesperar ou apagar todas as duas contas em redes sociais. Fique atento às dicas de segurança, e use o Instragram sem preocupação.

Senhas fortes

Peça ao seu filho para usar uma senha segura com letras, números e outros caracteres e para não revelá-la a ninguém, visando evitar que alguém controle a sua conta ou possa se passar por ele.

Não aceite desconhecidos

“Não fale com estranhos” é um dos conselhos mais preciosos das nossas vidas, e que conhecemos desde muito pequenos. No Instagram, vale muito a cautela. Não saia por aí adicionando quem você não conhece. Evite perfis públicos. Uma boa dica é selecionar a opção de uma conta privada, na qual, você só é visto por quem você permitir.

#Hashtags populares

Se o seu perfil é público, as hashtags – ou marcações seguidas do símbolo # – são uma excelente maneira de expandir o alcance de uma postagem. Hashtags como #gato #praia #academia abrem o seu Instagram para curiosos acessarem as suas fotos, e depois toda a sua galeria. Tenha sempre cuidado, pois essas marcações são como links e atraem os curiosos.

LEIA MAIS

+ O que é roubo de identidade na internet?

+ Pais devem ensinar aos filhos como usar as redes sociais

+ Vírus em redes sociais? Saiba como se proteger dessas ameaças

Cuidado com fotos e vídeos

Fotos e vídeos inapropriadas podem denegrir sua imagem pessoal, e causar grandes danos, seja no emprego, na escola ou até entre amigos e família. Por isso, é importante pensar duas vezes antes de publicar alguma coisa. Além disso,

Compartilhamento

O Instagram tem uma ferramenta de segurança que permite que as fotos não sejam copiadas por outros usuários. Mas também há outra ferramenta que permite o compartilhamento dos arquivos em outras redes sociais como o Facebook e o Twitter. Nas outras redes sociais, o controle não é o mesmo, e você poderá se expor ainda mais.

Legendas

Informação vale ouro, sempre. Pensando nisso, não se arrisque muito descrevendo as suas fotos. Quer um exemplo? Evite nomes, lugares ou até “sentimentos” como “Meu irmão Leonardo está indo para a Irlanda. #Saudades #Triste”. Esse post parece inocente, mas em apenas uma legenda você teria exposto o nome do irmão, para onde ele vai e ainda como você está se sentindo.

Exclua

Caso você se arrependa de alguma publicação ou ache que a foto ou o vídeo põe em risco a sua segurança digital, há sempre a opção de excluir o arquivo.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


Talvez você também goste