Mundo Tech Tecnologia

Spotify lança “rádio” para motoristas, com música e notícias

Spotify lança “rádio” para motoristas, com música e notícias - 1

O Spotify lançou nesta quarta-feira (12) uma espécie de “rádio” voltada para motoristas, que vai misturar música e informação. A palavra aparece entre aspas pois o recurso, na realidade, é uma lista de reprodução que reúne canções indicadas ao usuário de acordo com seu gosto pessoal juntamente com conteúdo noticioso a partir de podcasts informativos ou que tratem de assuntos do cotidiano.

Apesar do nome, a playlist Your Daily Drive (ou Sua Rota Diária) pode ser acessada por qualquer pessoa, em vez de somente por aqueles que estiverem dirigindo. Entretanto, pelo menos por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, mesmo que eles acessem o serviço de forma gratuita. Neste caso, como acontece no uso tradicional, anúncios também aparecerão entre as músicas e notícias.

Entre os provedores de conteúdo informativo para a playlist do Spotify estão o The Wall Street Journal, NPR e a rádio pública dos Estados Unidos, com reportagens e comentários sobre assuntos diversos e factuais. Ao contrário do que acontece em outras listas de reprodução, o conteúdo será atualizado diversas vezes por dia, o que inclui também as músicas, significando que os usuários que ouvirem a estação na ida e volta do trabalho, por exemplo, escutarão conteúdos diferentes nos dois momentos.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

A novidade faz parte da estratégia do Spotify com podcasts e conteúdos informativos e, justamente por isso, tem uma abordagem diferente. Entretanto, pelo menos até o momento, informações de trânsito e clima ainda não fazem parte da Your Daily Drive, apesar de um outro projeto da companhia, chamado de Car Thing, ter como um de seus objetivos a inclusão desse tipo de notícia para usuários que utilizam o serviço ao volante.

Ao contrário do que acontece normalmente, ainda, o Car Thing representa um passo a mais para a companhia, com sua entrada no mundo do hardware. O dispositivo que está sendo entregue de graça a alguns usuários Premium selecionados se conecta ao acendedor de cigarros ou a uma porta USB dos veículos e pode ser ativado por voz para reprodução de músicas e podcasts, além de coletar dados de localização e outras telemetrias sobre como o serviço é utilizado dentro do carro.

Os primeiros testes da playlist Your Daily Drive foram registrados no início de maio, com a estreia efetiva acontecendo agora, um mês depois. Entretanto, ainda não existem informações sobre a disponibilidade do recurso a usuários de fora dos Estados Unidos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste