Mundo Tech

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC




Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 1

O Windows 10, versão mais recente do sistema operacional, conta com diversos recursos que visam reforçar a segurança do usuário, como antivírus próprio, desativação de anúncios, localizador de dispositivo e criptografia. No entanto, todas elas devem ser ativadas manualmente, o que pode pegar muita gente de surpresa.

Por isso, se você ainda não sabe como deixar seu computador com Windows 10 mais seguro, siga as dicas a seguir.

Dicas de segurança para o Windows 10

Habilite o antivírus e o firewall


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

É importante ativar o antivírus do Windows 10 (o Windows Defender) e todas as suas funções ao adquirir o sistema operacional. Para isso, abra o menu iniciar e digite “Windows Defender” na barra de pesquisas. O programa será iniciado e você poderá ver exatamente quais de suas funções estão ativas, bem como habilitar as que ainda não estão para garantir maior segurança.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 2
O antivírus do Windows 10 pode proteger o computador de maneira eficaz caso todas as suas funções sejam ativadas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Verifique as informações públicas e privadas de conexão

Para evitar que seus dados possam ser visualizados por estranhos, é imprescindível que você verifique se as redes Wi-Fi de sua casa está configurada como “Particular”. Já as redes de estabelecimentos públicos devem sempre ser reconhecidas pelo sistema operacional como redes públicas e compartilhadas, adaptando o grau de exposição de acordo com essas informações.

Para alterar a privacidade de uma rede, acesse “Rede e Internet” e depois “Wi-Fi”. Clicando sobre um dos nomes disponíveis, você poderá checar se a conexão é pública ou privada e fazer as alterações necessárias.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 3
Saiba definir quais redes serão públicas e quais serão privadas para garantir sua segurança no Windows 10 (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Lembre-se de manter o Windows Update ativado

Para garantir o pleno funcionamento de seu dispositivo, é importante manter o Windows Update sempre ativo. Assim, quando o Windows 10 não estiver mais disponível ou já estiver ultrapassado, versões mais recentes serão implementadas em seu computador automaticamente.

As atualizações reforçam sistemas de segurança mais existentes e ajudam a combater vírus em arquivos ou softwares maliciosos. Para ativar o Windows Update, vá até “Configurações do Windows Update” e, em “Opções avançadas”, ative a instalação automática.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 4
Manter o Windows Update ativo reforça as configurações de segurança do Windows 10 a cada nova atualização (Captura de tela: Ariane Velasco)

Ative a localização de seu dispositivo

Outra opção de segurança muito importante no Windows 10 consiste na localização do dispositivo, que ajuda a recuperar um computador que tenha sido esquecido em algum local ou roubado. Quando a função está ativa, o próprio sistema se encarrega de enviar um sinal para os servidores da Microsoft e, em uma página da Web, a localização em tempo real do dispositivo é exibida.

Para ativar essa função, vá até às configurações de privacidade e, em “Localização”, verifique se a ferramenta está ativa. Caso não esteja, clique em “Alterar”.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 5
A localização de seu dispositivo pode contribuir para encontrá-lo em caso de perda ou roubo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Já, caso você simplesmente não queira compartilhar sua localização com ninguém – por se tratar de uma informação privada – basta ir até as mesmas configurações e desativá-la.

Mantenha a criptografia ativada

Quer proteger os arquivos de seu computador com Windows 10? Ative a criptografia, que é responsável por guardar quaisquer informações sigilosas que possam estar presentes no dispositivo e exibi-las somente para quem tiver a senha correta.

Se você costuma usar seu computador para trabalhar e possui acesso a informações que não podem ser descobertas por terceiros, esse método é sem dúvida um dos mais indicados para garantir a sua segurança. Para habilitar a criptografia no Windows 10, vá até às configurações de segurança e, no menu, “Criptografia do dispositivo”, selecione “Habilitar”.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 6
Acesse as configurações de seu dispositivo para habilitar a criptografia no Windows 10 (Captura de tela: Ariane Velasco)

Reveja as configurações do compartilhamento por proximidade

No Windows 10, o compartilhamento por proximidade permite que o usuário compartilhe arquivos com outras máquinas por perto. Para garantir que a função seja utilizada com segurança, é importante configurá-la para que somente dispositivos logados com sua conta da Microsoft possam se conectar ao seu dispositivo.

Para fazer isso, acesse “Sistema > experiências compartilhadas” e, depois, “Compartilhamento por proximidade”. Em seguida, selecione “Somente meus dispositivos”. A partir daí, nenhum outro PC que não tenha sua autorização poderá acessar o compartilhamento – o que impede que hackers acessem arquivos sigilosos ou tentem compartilhar malwares.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 7
Confirgure o compartilhamento por proximidade para impedir que pessoas não autorizadas acessem seu dispositivo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Desative os anúncios personalizados

Quem nunca se sentiu invadido com um anúncio feito “sob medida”, não é mesmo? Eles costumam acontecer porque seus dados podem ser acessados por desenvolvedores interessados em divulgar sua marca ou aplicativo. Assim, caso você pesquise muito por um assunto ou curta páginas sobre ele, os anúncios começarão a aparecer.

Para desativar essa ferramenta, acesse “Privacidade > Geral” e desative a opção “Permitir que apps usem a ID de anúncio”.

Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 8
Desative o ID de anúncio para manter suas informações sob sigilo no Windows 10 (Captura de tela: Ariane Velasco)

Habilite a restauração de sistema no Windows 10

É muito importante habilitar um local onde o sistema poderá ser reiniciado caso algo dê errado durante uma configuração ou atualização. Isso impede maiores problemas no futuro e garante que o sistema continue operando sem problemas. Para habilitar essa função:

  • Busque por “Criar ponto de restauração” na caixa de pesquisas do menu iniciar.
  • Em “Proteção do sistema”, selecione a unidade em que o Windows 10 está instalado e clique em “Configurações”;
  • Por fim, clique em “Ativar a proteção do sistema” e em “OK”.
Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 9
A resauração do sistema impede que seu dispositivo sofra danos permanentes durante uma atualização (Captura de tela: Ariane Velasco)

Crie uma única conta em seu dispositivo

O Windows 10 possui um padrão que faz com que o login feito com sua conta da Microsoft permite alterações em todos os dispositivos nos quais ele está ativo, o que pode colocar em risco sua segurança caso alguém obtenha sua senha de acesso. Para impedir que isso aconteça:

  • Acesse as configurações e clique em “Contas”. Depois, selecione “Seu e-mail e contas” na coluna do lado esquerdo;
  • Clique em “Logue em uma conta local” e insira a senha de seu login na Microsoft;
  • Crie um usuário e uma senha e, depois, em “Próximo”. Por fim, faça log-out.
Windows 10: melhores dicas de segurança para proteger seu PC - 10
Clique em “Adicionar conta” para cadastrar uma única conta em seu dispositivo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Você sabia que era necessário ativar todas essas configurações manualmente? Conhece outras que podem ser úteis? Conte pra gente nos comentários.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..