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Quarta-feira, 17 de Maio de 2017 - 17h52

Saiba como manter a saúde em dia com um prato colorido e rápido

Redação Mundo Positivo

 

Montar um prato colorido é um dos segredos para a boa forma e uma alimentação saudável. A nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi Martinez Rodrigues Ushiama, preparou uma série de dicas para orientar na tarefa.

 

Amarelo
Abacaxi, abóbora, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, milho, pêssego, tangerina. Estes alimentos são de cor amarela ou alaranjada pois são ricos em betacaroteno (vitamina A), fundamental para a manutenção dos tecidos e para o crescimento das unhas e cabelos. O betacaroteno também atua no metabolismo das gorduras e protege contra o câncer de mama.



Vermelho

Acerola, beterraba, caqui, melancia, morango, pimentão, tomate. Estes alimentos são vermelhos porque possuem um pigmento chamado licopeno, que previne o câncer, principalmente de próstata. Normalmente o licopeno está associado à vitamina C, possibilitando a prevenção do stress, colaborando para a restauração da pele e exercendo efeito antioxidante.


Verde

Abacate, abobrinha, acelga, agrião, alface, chicória, escarola, ervilha, espinafre, kiwi, pepino, pimentão, quiabo, repolho. Alimentos ricos em clorofila, considerada um potente energético capaz de aumentar a oxigenação celular e potencializar a ação de algumas vitaminas.


Marrom

Amêndoa, amendoim, avelã, feijão, grão de bico, lentilha, nozes, soja. Ricos em vitamina E fontes do mineral selênio, os alimentos marrons apresentam efeito antioxidante, vasodilatador e anticoagulante.


Preto ou roxo

Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva. Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um pigmento que indica a presença de vitamina B1, que atua no metabolismo dos carboidratos, auxiliando no controle de peso.


Branco

Algas marinhas, alho, cebola, couve-flor, mandioca, nabo, palmito. Alimentos de cor branca possuem um pigmento chamado flavina e este indica a presença de cálcio e fósforo, minerais essenciais para a formação e manutenção dos ossos e dentes; e vitamina B6 que auxilia no sistema imunológico e renova as células.


Lembrem-se: os alimentos de origem vegetal (legumes, verduras, frutas e grãos) são ricos em fibras, substâncias que auxiliam no funcionamento do intestino, no controle do colesterol e do diabetes e na prevenção da obesidade.

 

Escolhendo frutas e hortaliças da estação é possível se alimentar bem e ainda economizar.

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