24°C 18°C

São Paulo, SP

22°C 16°C

Curitiba, PR

27°C 20°C

Belo Horizonte, MG

28°C 20°C

Rio de Janeiro, RJ

26°C 18°C

Porto Alegre, RS

31°C 23°C

Salvador, BA

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 - 17h11

7 dicas de segurança nas redes sociais

Maria Clara Lima

Fazer um selfie, dar um curtir, comentar algo com uma hashtag, o vocabulário parece complicado, mas já faz parte da vida de muitas pessoas. Conhece alguém que não tenha Facebook, Twitter ou Instagram? Difícil, não é?

 

As redes sociais são um sucesso da vida moderna e quanto maior a popularidade desses sites, maior o perigo de cair em golpes online praticados por cibercriminosos.

 

Confira 7 dicas para curtir as redes sociais sem preocupação

 

1. Cuidado com a senha

Ter uma senha forte, e se possível, diferente para cada rede social é essencial. De acordo com a McAfee, senhas são consideradas fortes quando contêm pelo menos oito caracteres em uma combinação de letras, símbolos e números, maiúsculas e minúsculas.   

 

2. Dados pessoais

Nunca divulgue seus dados nas redes sociais como CPF, RG, endereço, número do telefone ou informações da conta bancária.  Se for preciso conversar sobre esses dados, utilize o modo de mensagem privada.

 

3. Acessos em locais públicos

 Nunca acesse a sua rede social de lugares públicos, não há como garantir se as suas informações não estão sendo monitoradas.

 

LEIA MAIS

Aprenda a navegar com mais segurança

+  O que é roubo de identidade na internet?

Como a forma de digitar revela a sua identidade

Confiança ou privacidade? Cuidado ao compartilhar suas senhas com seu parceiro

 

4.  Restrinja o acesso às informações:

É possível restringir o acesso as suas informações nas suas  redes sociais utilizando os recursos de segurança. Quando mais restrito, mais seguro será.

 

5.  Regras de Privacidade

Leia todo o que puder sobre as regras de privacidade da rede social que vocês está acessando, desse modo, você saberá exatamente o que fazer quando se sentir ameaçado.

 

6. Cuidado com o phishing

Para evitar cair no conto do site pirata, crie o hábito de digitar o endereço da rede social e não acessá-la por links. Isso porque os hacker usam do recurso de “sites parecidos” para enganar os usuários e obter informações preciosas. Essa prática chama-se phishing. Outra dica é salvar o endereço em seus favoritos também.

 

7. Cuidado com o que você publica

As pessoas podem saber tudo sobre você apenas observando suas redes sociais. Local de trabalho, faculdade, endereço de amigos e até onde você passou as férias. Essas informações podem ocasionar em roubos de identidade, e os dados são irreparáveis. 

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.




publicidade:

publicidade:

publicidade: