Cultura

Lenços: formas criativas de incluir o acessório no guarda-roupa

Não é de hoje que o lenço é um item que desperta a criatividade e o lado fashion de quem escolhe incluí-lo no guarda-roupa. Em meados dos anos 1950, celebridades costumavam usar o acessório para proteger os cabelos ou amarrado no pescoço; Nos anos 1990, a amarração que bombava era a estilo camponesa — estética quem voltou com tudo nesta estação e está sendo hit no street style.

“Essa amarração pode ser feita tanto com o cabelo preso como com ele solto, o importante é que o lenço cubra toda a parte superior da cabeça e seja amarrado atrás do pescoço. Esse visual remete uma pegada mais rústica, mas ao mesmo tempo delicado e que pode ser mesclado a diversos estilos, seja ele casual, elegante, clássico ou moderno”, comenta a influenciadora de moda Juliana Cunha.

Para combinar o lenço a composição, Juliana Cunha explica que é preciso estar atento às padronagens do acessório. “O ideal é usar uma estampa cuja as cores conversem com o do visual escolhido, de forma a complementar a composição”, explica a influenciadora, que na foto acima optou por tons terrosos que conversam com seu tom de pele e acessórios, assim como os detalhes em branco com a camiseta off white.

Além do estilo camponesa, o lenço pode entrar ainda como um complemento de penteados. Seja trançado junto ao cabelo, ou como um charme nos rabos de cavalo.

Na vestimenta, o lenço entra ainda como um ponto de interesse do look, podendo ser usado em amarrado em bolsas, como cinto ou amarrado ao pescoço lembrando um colar. “No caso de visuais mais básicos, adicionar um lenço colorido traz um toque de fashionismo, tirando assim a obviedade da composição, garante.

Lenços: formas criativas de incluir o acessório no guarda-roupa - 6

Ainda como vestimenta, os lenços oferecem a possibilidade de amarrações que permitem que ele se transforme em cropped, vestidos e até saídas de praia. “É uma boa maneira de inovar”, garante Juliana.

Fonte: Observatório dos Famosos