Famosos

Tom Cruise tem atitudes polêmicas por causa da Cientologia

Fundada nos anos 50 pelo escritor americano L. Ron Hubbard, a Cientologia é um movimento religioso moderno, especialmente famoso entre celebridades e figurões do mundo do entretenimento, como Tom Cruise

Por suas práticas não convencionais e problemáticas, a Igreja é considerada por muitos como uma seita.

Um dos membros mais famosos da Cientologia é Tom Cruise. O ator é um defensor ferrenho da filosofia de Ron Hubbard, e chegou até a se afastar de sua família e amigos para seguir os preceitos da religião.

Desde seu ingresso na polêmica religião, Tom Cruise tomou várias atitudes polêmicas, na frente e longe das câmeras.

O site Nicki Swift citou 5 exemplos; confira abaixo!

Tom Cruise tem atitudes polêmicas por causa da Cientologia - 1

Vídeo de recrutamento

Durante uma cerimônia da Cientologia em 2008, Tom Cruise recebeu a prestigiada Medalha da Liberdade, uma das maiores honras da religião. No evento, o astro apareceu também em um vídeo pré-gravado, visto como uma forma de “recrutamento” para a seita.

No vídeo, Cruise parece introduzir as crenças da Cientologia para o grande público. A aparência e comportamento do ator na “propaganda” foi visto como estranho e descontrolado por muitos fãs e especialistas, especialmente após as acusações de lavagem cerebral feitas contra a organização.

O ator chega a dizer que a Cientologia pode “tirar pessoas do mundo das drogas usando o poder da mente” e outras alegações absurdas. Confira o vídeo completo ao final desta matéria!

Tom Cruise tem atitudes polêmicas por causa da Cientologia - 2

Casamento destruído

Segundo Bruce Hines, um famoso ex-membro da Cientologia, Nicole Kidman deu uma chance para a religião a pedido de Tom Cruise. Devido às dúvidas da atriz e sua maior desconfiança pelas crenças da seita, o diretor da organização investiu pesado no término do relacionamento entre os famosos.

De acordo com o documentário Going Clear, lançado pela HBO, membros da Igreja tentaram grampear o celular de Nicole Kidman, o que foi visto como a gota d’água para a saída da atriz.

Após o término de seu relacionamento com Kidman, Tom Cruise ascendeu ao nível O.T. III da organização e pôde ter acesso aos “mistérios da Cientologia”, textos de Hubbard que afirmam que a humanidade é descendente de um ditador galáctico chamado Xenu.

Tom Cruise tem atitudes polêmicas por causa da Cientologia - 3

Ataque à Ciência

Um dos momentos mais infames da carreira de Tom Cruise é com certeza sua entrevista com Matt Lauer, exibida pela emissora americana NBC em 2005.

Para entender o que aconteceu, é importante saber a opinião da Cientologia sobre a psiquiatria. A religião despreza completamente a área médica, e considera a ação de psiquiatras, terapeutas, e principalmente de medicamentos psicofarmacológicos uma espécie de “abuso aos direitos humanos”.

Quando o entrevistador Matt Lauer citou rapidamente os efeitos comprovados de medicamentos para desordens mentais, Tom Cruise perdeu a cabeça. O ator levantou a voz para Lauer, criticou a atriz Brooke Shields por tomar remédios para tratar sua depressão pós-parto e chamou a psiquiatria de “pseudociência”.

Tom Cruise tem atitudes polêmicas por causa da Cientologia - 4

Exílio

No excelente documentário Going Clear (disponível na HBO), vários ex-cientologistas falam sobre as experiências traumáticas que viveram na religião. Um deles, Nick Lister, conta que a amiga Jamie Lesavoy foi “exilada” de sua família e declarada uma “inimiga da igreja” por um “pecado” extremamente comum.

Lesavoy é a sobrinha de Tom Cruise, filha da irmã do ator. Segundo Lister, a adolescente foi banida da Cientologia e impedida de encontrar a família simplesmente por beijar um garoto aos 14 anos na casa do astro.

Para “compensar o crime”, Lesavoy passou anos vivendo com “outra família mais humilde”, sem poder ter o próprio telefone celular ou manter qualquer tipo de contato com a família verdadeira. A lavagem cerebral parece ter dado certo, já que a sobrinha de Tom Cruise é até hoje uma integrante da religião.

Tom Cruise tem atitudes polêmicas por causa da Cientologia - 5

Abuso Físico

David Miscavige, o líder da Cientologia, é conhecido por seu temperamento esquentado e por sua reputação de utilizar técnicas brutais para impor as regras de sua religião e manter os fiéis em um constante estado de medo e vigilância.

Supostamente, Tom Cruise se ofereceu para “disciplinar” membros insubordinados da Igreja, que teriam falhado em preparar uma das sedes da Igreja para sua visita.

Segundo Marty Rathbun, outro ex-integrante da seita, Cruise se ofereceu para “espancar” os membros desajustados.

De acordo com o jornal New York Daily, Cruise não chegou a participar da surra, mas os três homens foram realmente “encarcerados” por David Miscavige e espancados por outros integrantes da sinistra organização.

Fonte: Observatório do Cinema