TV, Filmes & Séries

Conheça Cedric the Entertainer, o anfitrião do Emmy de 2021

Comediante lendário da cena stand-up americana, Cedric the Entertainer foi escalado para apresentar o Emmy de 2021, que será realizado no domingo (19). Dono de uma extensa carreira no mundo do entretenimento, o humorista de 57 anos emplacou filmes cultuados, ancorou programas na TV e atualmente é protagonista de uma série.

As transmissões do Emmy nos Estados Unidos se alternam entre as principais emissoras, como em um rodízio. Neste ano, a vez é da rede CBS e ela escolheu uma figura de destaque da programação. Cedric the Entertainer é a estrela da comédia The Neighborhood (inédita no Brasil), na qual interpreta um mecânico que é casado com personagem vivida por Tichina Arnold, a eterna Rochelle de Todo o Mundo Odeia o Chris (2005-2009).

Tichina Arnold abraça Cedric em The Neighborhood
Tichina Arnold abraça Cedric em The Neighborhood (Divulgação/CBS)

Rei da comédia

Cedric the Entertainer é o nome artístico de Cedric Antonio Kyles. O começo da carreira na comédia foi um pouco tarde, aos 26 anos, após concluir uma graduação em comunicação.

A primeira vez que pisou o pé em um programa de TV foi em 1992, no It’s Showtime at the Apollo, uma atração tipo caça talentos. O passo era ficar conhecido e buscar um vaguinha no concorrido circuito do stand-up americano. Aos poucos Cedric se encaixou no mecanismo e fez várias participações em produções dos canais BET e HBO.

A grande virada profissional ocorreu em 1997. Cedric the Entertainer entrou em um time de comediantes de peso chamado de Kings of Comedy (Reis da Comédia), com Bernie Mac (1957-2008), D. L. Hughley e Steve Harvey. Durante dois anos, o quarteto arrastou multidões por onde passou, em uma turnê de stand-up nunca antes vista.

Há vídeos que registraram momentos épicos desse grupo. O mais importante desses foi o filme lançado no ano 2000, The Original Kings of Comedy, dirigido pelo cineasta Spike Lee.

Cedric the Entertainer na franquia Uma Turma do Barulho
Cedric the Entertainer na franquia Uma Turma do Barulho (Divulgação/20th Century Fox)

Ficção

Cedric the Entertainer entrou no mundo da ficção em 1996, na sitcom The Steve Harvey Show (The WB), que durou seis temporadas e terminou em 2002. Ele interpretou um treinador em uma escola de ensino médio.

No cinema, o pontapé inicial foi dado com um papel no filme Ride, em 1998. Dois anos depois, ele ganhou uma participação no longa Vovó… Zona, estrelado por Martin Lawrence.

Em 2002, nasceu a trilogia Uma Turma do Barulho (Babershop). Ele contracenou com o rapper Ice Cube e Anthony Anderson (Blackish). A franquia só contribuiu ainda mais para Cedric se tornar popular. Dublagem também esteve no repertório do comediante, que deu voz a Maurice, o bicho aye-aye das animações de Madagascar.

Cedric the Entertainer criou uma série em 2012, chamada de The Soul Man, na qual ele era o protagonista que largou o mundo da música, mesmo desfrutando o melhor momento da carreira como cantor de R&B, para virar um pastor evangélico. A comédia, do canal TV Land, durou cinco temporadas e terminou em 2016.

Atualmente, o humorista está na série The Neighborhood. O ator interpreta o mecânico Calvin Butler, que mora em um bairro predominantemente ocupado por moradores negros. Quando um casal caucasiano, vivido por Max Greenfield e Beth Behrs, passa a morar bem na casa ao lado de Calvin, inicia-se aí uma amizade confusa, mas bem interessante. A comédia vai entrar neste ano na quarta temporada.

Cedric durante apresentação de Quem Quer Ser um Milionário?
Cedric durante apresentação de Quem Quer Ser um Milionário? (Divulgação)

Apresentador

O palco de premiações não é estranho para Cedric, que já foi o anfitrião de edições do American Music, Soul Train e do Prêmio Billboard.

E ele tem experiência como apresentador de programas de variedades, demonstrando ser bem versátil. O comediante já comandou um reality show sobre barbeiros e ficou à frente de games shows, como a versão americana de Quem Quer Ser um Milionário?.

Acima de tudo, Cedric é um comediante de stand-up nato. A desenvoltura que ele tem de frente à uma plateia dá uma segurança para soltar boas piadas e contar histórias hilárias. Um aperitivo disso pode ser visto no especial Cedric the Entertainer: Live from the Ville (2018), disponível na Netflix.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Fonte: Observatório de Séries