TV, Filmes & Séries

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter

Harry Potter é uma das franquias mais amadas e lucrativas de todos os tempos, mas até mesmo o fã mais hardcore sabe que o universo criado pela autora J.K Rowling tem falhas. Desde erros bobos até erros grotescos, é fato que Harry Potter falhou em diversos pontos e nós precisamos falar sobre eles.

O Looper listou tudo que não faz sentido em Harry Potter.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 1

Estrutura de Hogwarts

Hogwarts, a escola de bruxaria de Harry Potter, tem diversos problemas de estrutura. No primeiro livro de Harry Potter, Harry chega a Hogwarts aos 11 anos de idade e é selecionado para a Casa Grifinória. É dito que ele divide seu dormitório com quatro rapazes, mas esse número simplesmente não aumenta ao longo dos anos, o que é bem estranho. Hogwarts não está recebendo alunos?

Além disso, a disposição das salas de aula de Hogwarts são bem estranhas. Em diversos livros, Harry Potter vai em aulas em que os alunos da Sonserina estão presentes, mas também vai em aulas em que temos apenas alunos da Grifinória. Afinal, como isso funciona? No fim tudo ficou bem confuso.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 2

Não há medida de poder

Durante toda a franquia Harry Potter, é dito que Dumbledore e Voldemort são os bruxos mais poderosos do mundo, mas por que isso é verdade?

Como se mede o poder de um bruxo no Universo Harry Potter? Seria confiança? Talento natural? Poder da varinha? A verdade é que não existe uma forma exata de definir isso, o que torna bem estranha a constatação de que os dois bruxos citados são de fato os mais poderosos.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 3

Opções de carreira limitadas

O Universo Harry Potter apresenta apenas quatro caminhos de carreira para os seus bruxos, o que é bem pouco para um mundo tão rico. Ao longo dos livros, as profissões apresentadas basicamente se limitam a: Funcionário de algum departamento do Ministério da Magia, Professor, jogador de Quadribol e médico do hospital St. Mungus.

Em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada esse problema é evidenciado mais uma vez, já que os personagens que conhecemos trabalham exatamente em algumas dessas profissões citadas.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 4

Aulas que não são essenciais

Hogwarts, a escola de Harry Potter, tem muitas matérias importantes obrigatórias, como Defesa Contra as Artes das Trevas e Transfiguração, mas também tem muitas matérias inutéis que também são obrigatórias, como Adivinhação. Por que isso acontece?

Além disso, uma disciplina importante, como Aritmética – que só Hermione estuda – acaba não sendo obrigatória para os alunos de Hogwarts. No fim das contas, o sistema escolar de Harry Potter não faz o menor sentido.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 5

Itens mágicos desnecessários

O mundo de Harry Potter possui muitos itens mágicos fantásticos, como varinhas mágicas e vassouras voadoras, mas também possui alguns artefatos que não têm utilidade nenhuma. Por que raios os alunos de Hogwarts usam penas velhas para escrever? Qual é a grande utilidade do Lembrol – artefato que ajuda a pessoa a lembrar do que ela esqueceu – para Neville?

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 6

O Mapa do Maroto

O Mapa do Maroto é um artefato criado pelo pai de Harry Potter, que tem como finalidade mostrar todos os segredos, passagens secretas, caminhos e pessoas que perambulam por Hogwarts. Mesmo assim, o Mapa do Maroto possui um erro bem grotesco.

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o protagonista ganha o mapa de Fred e George, os irmãos de Rony. É dito que o mapa esteve com a dupla por vários anos, portanto, é muito estranho que eles não tenham percebido a presença de Peter Pettigrew – o bruxo que se disfarça como o Perebas, o rato de Rony – dormindo ao lado do irmão ao longo de todos esses anos.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 7

Os quadros

Um dos conceitos mais fascinantes de Harry Potter são os quadros falantes, que são capazes de reagir e interagir com as pessoas ao redor. Mesmo assim, esse conceito nunca é totalmente explicado.

Depois que Dumbledore morre, ele se torna um quadro e continua dando conselhos para Harry Potter ao longo dos anos. Mas será que ele evolui e aprende coisas novas? Será que ele é capaz de manter as memórias de sua antiga vida? Nada disso é respondido.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 8

Por que um bruxo teria de usar óculos?

Ao longo de Harry Potter, vimos diversos bruxos usando seus poderes curativos para reparar ossos, objetos e até curar doenças. Por que existem bruxos que ainda usam óculos? Será que não existe nenhuma magia capaz de curar astigmatismo? Não faz o menor sentido.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 9

A Poção Polissuco

A Poção Polissuco, que permite que bruxos se transformem em outros utilizando apenas um fio de cabelo, é um dos elementos mais usados ao longo de Harry Potter, mas ela não é tão eficiente quanto parece. Se você não tem os mesmos gestos, jeito de falar e memórias da pessoa pela qual você está se passando, como você vai enganar aqueles que realmente a conhecem?

No fim, a Poção Polissuco não é tão eficiente quanto o Universo Harry Potter quer que você acredite.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 10

Planos e motivações

Quando se analisa com mais cuidado os planos de Harry Potter – tanto dos vilões quanto dos heróis – são bem ruins. No quarto livro/filme, Voldemort bola todo um plano para capturar Harry Potter fazendo ele participar de um torneio – que ele nem poderia participar. Por que ele simplesmente não capturou ele logo de cara?

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, a Ordem da Fênix bola um plano para transportar Harry utilizando a Poção Polissuco e criando 7 “Harrys” diferentes, mas por que eles não transformaram o verdadeiro Harry também? No fim das contas, os bruxos de Harry Potter têm ideias tão ruins quanto os humanos normais do nosso mundo.

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 11

Crianças de Hogwarts em perigo constante

Hogwarts é um lugar fantástico, mas está longe de ser o lugar mais seguro do mundo. Harry Potter e seus amigos sempre se envolvem em problemas, mas os outros alunos da escola também estão em constante perigo. Cedrico Diggory chega a morrer dentro da própria escola, o que é simplesmente um absurdo. Afinal, por que um pai deixaria seu filho estudar em um lugar em que ele corre risco de vida?

Tudo o que não faz sentido em Harry Potter - 12

O Voto Perpétuo

O Voto Perpétuo é uma magia de Harry Potter em que um bruxo faz uma promessa cujo preço do rompimento é a própria vida. Se essa magia existe e Voldemort sabia dela, por que ele nunca fez nada parecido com seus Comensais da Morte? Se ele tivesse obrigado Snape a jurar lealdade por meio do Voto Perpétuo, ele teria morrido no momento que se tornou um agente duplo, não é mesmo?

Fonte: Observatório do Cinema


Talvez você também goste