Ciência & Tecnologia

Programas de antivírus deixam o PC mais lento?

Essa é um pergunta bastante comum entre os usuários de computador. Mas afinal, programas de antivírus prejudicam o desempenho do PC? A resposta mais sensata é que não, um antivírus não faz com que a máquina fique mais lenta, pelo o contrário, o programa pode aperfeiçoar o computador e fazer com que ele funcione corretamente.

O que acontece é que às vezes o usuário tem muitos programas pesados instalados na máquina, ou seja, programas que consomem boa parte da memória do computador, prejudicando o desempenho do PC. Caso isso aconteça, o indicado é fazer uma melhora nos componentes do computador, para que haja mais espaço e mais memória para executar bem os programas.

Alguns fabricantes recomendam que se evite a instalação de mais de um programa de antivírus por máquina, como varrem os mesmos arquivos, nesse caso, eles poderiam deixar o computador mais devagar.

LEIA MAIS

+ Facebook: cuidado com vírus no seu perfil

+ Conheça os 10 piores vírus de computador da história

+ Vírus em redes sociais? Saiba como se proteger dessas ameaças

+ Cinco sinais de que seu celular está com vírus

Nas horas de varredura do arquivo, o recomendado é que o usuário não esteja usando o PC, pois é nesse momento que o antivírus ganha a fama de “vilão”. Nesse caso, ele vai deixar o computador ao menos um pouco mais lento, por causa da sua execução. A dica é programar o antivírus para varrer o computador em horários alternados.

Lembrando que é extremamente importante não deixar de utilizar a ferramental, para que o computador não fique desprotegido. Se o problema for lentidão, um computador com vírus fica muito mais instável e lento do que o normal. Vírus, como cavalos-de-troia, malware e spyware, podem estragar a máquina, copiar arquivos e abrir portas para cibercriminosos.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


Talvez você também goste