Veja como aproveitar melhor os serviços bancários

Saiba como evitar transtornos utilizando todos os recursos que o bancos oferecem para o cliente poupar tempo.

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2012 - 17h01 | FINANÇAS PESSOAIS

ATM 1Quando você pensa em instituições bancárias, o que lhe vem à mente? Caso tenha respondido contas para pagar e a possibilidade de guardar dinheiro com segurança, chegou perto da resposta, mas há muito mais.

Os serviços bancários à disposição dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, vêm se ampliando ao longo do tempo. Cabe a cada um de nós a tarefa de conhecê-los melhor e, dessa forma, garantir a satisfação do que buscamos.

Conheça o banco

Primeiro, como correntista, é importante que você conheça os serviços disponíveis pelo seu banco, de forma a melhorar o relacionamento e o atendimento.

Com o avanço da internet, hoje os bancos, por meio de seus portais eletrônicos, proporcionam um verdadeiro cardápio de seus serviços: opções de investimentos, modalidades de seguro, consórcios, empréstimos, planos de previdência entre outros.

Dessa forma, fica muito mais fácil apurar o máximo de informações antes de contratar qualquer produto ou serviço, o que agiliza o atendimento, tornando-o mais rápido e esclarecedor.

Isso sem falar na possibilidade de monitorar de perto sua conta corrente. Você costuma conferir seus extratos com freqüência?

É necessário ir à agência?

Ninguém gosta de enfrentar filas, certo? No entanto, algumas situações de estresse poderiam ser facilmente evitadas, sobretudo nas agências bancárias.

Você sabia que os bancos também possuem dias e horários de pico, em que o movimento é bem maior? A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda evitar as datas de maior concentração de pessoas nas agências, normalmente nos dias 5, 10, 25 e 30/31 de cada mês, às segundas e sextas-feiras, vésperas e dias seguintes a feriados e 5º dia útil do mês.

Programe seu horário para ir ao banco, evitando os períodos de abertura da agência, almoço e próximo ao fim do expediente. Das 11h15 às 12h15 e das 14h às 15h15 normalmente se registram menores fluxos de pessoas nas agências. Veja outras dicas da Febraban:

  • administre as datas de vencimento de suas contas, aproveitando para pagar o maior número de contas de uma só vez;
  • utilize o recurso do débito automático para pagar contas de água, luz, telefone e gás;
  • da mesma forma, utilize débito programado para pagar as demais contas - condomínio, escola, clube, cartões etc. Você pode agendar o pagamento da conta por telefone;
  • opte por pagamentos com cartão. São mais rápidos, reduzem suas despesas com talões de cheques e evitam filas para depósitos;
  • você pode efetuar consultas de saldo, aplicações, transferências, pagamentos, pedidos de talões etc. por telefone;
  • utilize terminais com leitores de código de barras para o pagamento de contas;
  • utilize os serviços de Home Banking.

Outros bancos

Caso precise se dirigir a outro banco, fique atento às instruções de pagamento impressas no boleto, que lhe orientam sobre alternativas permitidas, prazos e pagamentos em atraso.

Tudo isso evita a dor de cabeça de ir ao local e, após uma grande fila, descobrir que não poderá pagar a conta!

Investimento em você
A informação é fundamental para que você possa conduzir bem a sua vida financeira. Sendo assim, fique atento aos recursos disponíveis e aproveite-os da melhor forma. Suas contas agradecem!

Links úteis:

Informações do portal Finanças Práticas.

Compartilhe:

* Todos os campos são obrigatórios.

Editoria: Finanças Pessoais

* Todos os campos são obrigatórios.