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O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

No início de setembro, cerca de cinco milhões de contas do Gmail (serviço de e-mail do Google) foram invadidas por hackers na Rússia. Como se já não bastasse a violação de privacidade, os criminosos ainda divulgaram as senhas de todas as contas roubadas, expondo a privacidade dos usuários, para o desespero das vítimas.

Apesar da grandiosidade do feito, e pela quantidade de pessoas atingidas, casos como esse acontecem o tempo todo. No mês passado, a atriz Jennifer Lawrence, entre muitas outras, tiveram a intimidade exposta depois que um hacker teve acesso aos e-mails das celebridades por meio de um vírus.

Mas não pense que ter a senha do e-mail roubada é coisa do outro mundo, e que só acontece com pessoas famosas, ter o e-mail invadido por outra pessoa é mais comum do que se pensa. Em muitos casos, o hacker age com a certeza da impunidade, por ser complicado o rastreamento do golpe. E em alguns outros, o criminoso está mais próximo do que se imagina, podendo ser um ex-parceiro, amigo, colega de trabalho ou alguém da família.

Se você foi vítima de uma conta roubada, e não sabe o que fazer, confira cinco dicas de como proceder depois de ter sua conta invadida.

1. Acesse a recuperação de senhas

O primeiro passo é recuperar a senha roubada. Os serviços de e-mail como o Yahoo, Hotmail e Gmail disponibilizam um passo-a-passo em como agir caso você tenha perdido seu acesso. Uma boa maneira de garantir que o criminoso não modifique o modo de recuperação de senha é habilitar o envio da nova senha para seu celular por meio de um SMS ou de uma ligação.

2. Mude para uma senha forte

Altere todas as suas senhas de e-mail (mesmo aqueles que não foram afetados) para uma combinação considerada forte. Esse é um passo essencial para que roubos de contas não aconteçam mais. A maioria dos usuários da internet usam senhas muito fáceis como “123456” e “deus”. Senhas fortes precisam conter letras, números e caracteres.

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3. Avise aos contatos

Se você usa seu e-mail como cadastro para serviços como banco, lojas entre outras empresas, e ligue para notificá-los. É importante manter um registro das chamadas e os nomes das pessoas que você falou com quem. Além disso, envie um e-mail notificando seus contatos sobre o ocorrido, pois o invasor pode fingir ser você e enviar a seus amigos e familiares links infectados com malware.

4. Monitore suas faturas de cartão de crédito

Analise cuidadosamente cada atividade em suas contas de bancos por meio de um extrato detalhado. Se perceber alguma inconsistência, avise ao banco imediatamente.

5. Mantenha seu computador protegido

Tenha sempre o seu PC, notebook, tablet e smartphone devidamente atualizado. Além disso, configure os dispositivos para níveis de segurança aceitáveis, além de habilitar o antivírus.

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