26°C 20°C

São Paulo, SP

28°C 17°C

Curitiba, PR

25°C 19°C

Belo Horizonte, MG

34°C 21°C

Rio de Janeiro, RJ

30°C 20°C

Porto Alegre, RS

30°C 22°C

Salvador, BA

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2012 - 17h46

10 formas de conseguir uma renda extra

Nada como um dinheiro extra no final do mês para ajudar a realizar vários sonhos de consumo ou mesmo ajudar no orçamento. Para isso, basta utilizar suas habilidades ou conhecimentos específicos na oferta de serviços.

Depois de escolher a atividade que melhor se encaixa no tempo vago, é importante se informar se o tipo de serviço é regulamentado, se é necessário emitir nota fiscal e como deve ser feito o pagamento de impostos.

Conheça abaixo 10 possibilidades para aumentar suas receitas:

1. Aulas particulares: quem tem um conhecimento avançado sobre alguma matéria escolar ou um determinado assunto ou idioma pode oferecer serviços de professor ou tutor. Esse tipo de atividade pode ser realizada em horas livres e cobrada por aula.

2. Artesanato: as pessoas que possuem habilidades para desenvolver produtos de forma manual, seja para decoração ou uso no dia a dia, podem vender essas peças a amigos e vizinhos. Também é possível encontrar lojas interessadas em vender os objetos por consignação, rendendo um dinheiro extra no final do mês.

3. Computadores e internet: os que possuem conhecimento sobre computadores, sistemas operacionais, internet ou redes sociais podem ganhar uma renda extra ajudando quem pena com tecnologia. Nas horas vagas, é possível resolver problemas nos computadores, reparar programas ou oferecer suporte técnico. Uma dica é criar promoções para que comecem a surgir novos pedidos de ajuda.

4. Do velho para o novo: com o equipamento adequado e paciência, é possível dedicar algumas horas do tempo livre para converter cassetes de vídeos VHS para DVD ou arquivos digitais. Muitas pessoas têm vídeos VHS em casa que gostariam de ver no PC ou compartilhar na web.

5. Dog walker: para quem gosta de animais, é possível oferecer o serviço de passear com os cachorros dos vizinhos e cobrar por isso. O dog walker é uma espécie de companhia para aqueles animais que passam o dia todo sozinhos.

6. Doces: perfeito para quem tem habilidades culinárias. Fazer docinhos como brigadeiro e beijinho pode ser o caminho para ganhar um dinheiro extra. Os doces podem ser vendidos para amigos, vizinhos e colegas de trabalho ou mesmo para quem quer realizar uma festa.

7. Na música: nas horas extras também é possível unir o útil ao agradável e fazer mais uma atividade que se gosta ganhando dinheiro. Pra quem gosta e entende bastante de música, ser DJ em festas pode gerar uma grana extra no final do mês.

8. Quase um marido de aluguel: nas horas vagas também é possível ganhar dinheiro fazendo pequenos reparos, como instalações elétricas, encanamentos, entre outros.

9. Consultoria: quem tem conhecimentos especializados em uma determinada área pode prestar consultoria para empresas e pessoas sobre assuntos ligados ao tema, como contabilidade, recursos humanos e finanças pessoais.

10. Imposto de Renda: na época da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, também é possível ganhar uma renda extra fazendo a declaração para outras pessoas que não tem muito conhecimento nem experiência no assunto.

Informações do portal Finanças Práticas.

publicidade:

publicidade:

publicidade: